Cachoeira dos Três Tombos: fica próximo a praia da feiticeira e é de fácil acesso e possui degraus que facilitam a trilha de apenas 255 metros totalizando as três quedas d'água.
Cachoeira da Toca: fica dentro de uma propriedade particular que cobra o valor de 10 reais de entrada que acaba sendo justo pois eles fornecem repelente de citronela à vontade para os visitantes (lá tem muitos borrachudos) e tem salva vidas e instrutores além de cordas que facilitam o acesso e marcações de segurança. É uma cachoeira para brincar, além de ser linda ela possui um tobogã natural aonde é possível escorregar na pedra sendo levado pela correnteza.
A cachoeira da toca possui três quedas d'água e é de fácil acesso, possui estacionamento no local e não é necessário fazer trilha.
Cachoeira do Veloso: É, na minha opinião, a cachoeira mais bonita de Ilhabela, se não for do Brasil. Para chegar nela é necessário percorrer uma trilha de nível médio (1200 metros) na mata fechada, porém auto-guiada não apresentando nenhum risco. Demora para chegar e a ansiedade aumenta a cada um dos 40 minutos de subida morro acima, mas ao chegar o visual a ser apreciado compensa. Ela possui uma queda de (segunda informações encontradas na internet) 70 metros em um paredão rochoso, mas mesmo assim é delicioso entrar e ficar embaixo da queda d'água.
Ela é a primeira de três quedas do mesmo rio, mas as outras quedas eu ainda não descobri como chegar. Não achei nenhuma informação na internet sobre o acesso e a prefeitura não fornece nenhuma informação. Quando eu for, contarei aqui.
Cachoeira da Lage: Ela fica na trilha para o Bonete, para chegar é só ir até o extremo sul da ilha (ponta da sepituba) ou pegar ônibus até Borrifos e caminhar por 1 hora e meia em uma trilha bem aberta com um pouco de lama e erosões. É fácil, mas demorado para chegar, é bom levar repelente e o lugar é lindo.
A distância a partir de Borrifos (ponto final do ônibus) é de aprox. 3 km.
Ilhabela ainda possui outras cachoeiras trilhadas no mapa como a Cachoeira da Friagem e a Cachoeira Couro de Boi, porém não encontrei maiores informações na internet e o nos três guiches de informações de Ilhabela ninguém soube me informar. Quando conseguir, contarei aqui.
Outras opções que ainda não conheço é a Cachoeira da Água Branca, Cachoeira do Gato (do outro lado da ilha próximo a Baía de Castelhanos, Cachoeira da Lage Preta, Cachoeira Bananal e Cachoeira do Areado.
Se alguém conhece alguma delas, fico agradecido se puderem me passar mais informações.
Todas as fotos desta postagem foram tiradas por mim.
Um comentário:
Uau! Cada foto linda e cada lugar incrível! :)
Não conheço Ilhabela, mas agora me deu muita vontade de conhecer.
Parabéns pelas fotos e pelo texto, que até me lembrou Guy de Maupassant, ao ler parece que vc vive o que foi escrito e foi assim que eu me senti agora.
Postar um comentário